"Arqueia os braços, e não o pescoço, mas não deixes que vejam na tua cara que estás em esforço."
Um velha agulha de metrónomo, ainda com o peso, um lápis, uma flanela.
"Tens de estar confortável, como... como se estivesses a andar, ou a ler, ou a dormir"
As partituras no Nabucco e da La Traviata, da 9ª Sinfonia e dos Nocturnos.
"Atenção ao solo, atenção... e não digas que não consegues, porque eu sei que consegues."
As lições, na sua caligrafia miudinha, do primeiro solo que toquei, La Foule, de Édith Piaf.
"Respeita a partitura, respeita sempre, sempre a partitura. Nunca a alteres. Só a podes alterar se for tua."
Eram horas a fio a estudar, e a praticar, quem morava na minha casa e nas casas em redor habituou-se e já nem me ouviam.
"Mas Sr. Agostinho, não posso tentar fazer uma coisa diferente?"
Anos a fio, todos os dias, sem falhar um dia, a voz doce e calma que marcava o compasso, e me lembrava glissandos e staccatos esquecidos.
Um velha agulha de metrónomo, ainda com o peso, um lápis, uma flanela.
"Tens de estar confortável, como... como se estivesses a andar, ou a ler, ou a dormir"
As partituras no Nabucco e da La Traviata, da 9ª Sinfonia e dos Nocturnos.
"Atenção ao solo, atenção... e não digas que não consegues, porque eu sei que consegues."
As lições, na sua caligrafia miudinha, do primeiro solo que toquei, La Foule, de Édith Piaf.
"Respeita a partitura, respeita sempre, sempre a partitura. Nunca a alteres. Só a podes alterar se for tua."
Eram horas a fio a estudar, e a praticar, quem morava na minha casa e nas casas em redor habituou-se e já nem me ouviam.
"Mas Sr. Agostinho, não posso tentar fazer uma coisa diferente?"
Anos a fio, todos os dias, sem falhar um dia, a voz doce e calma que marcava o compasso, e me lembrava glissandos e staccatos esquecidos.
"As partituras são como as nossas vidas. Só podemos alterar a nossa, nunca a dos outros. Se quisermos mudar alguma coisa, mudamos na nossa vida, não na dos outros. Respeita sempre a partitura, e quando quiseres fazer algo diferente... compõe tu a tua música."
Ainda impecável, o primeiro livro que usei, um método de flauta de bisel do Eurico Cebolo.
"Mas eu ainda não consigo compôr."
As pautas de Hindemith, Schoenberg e Milhaud, as cassetes com Altamiro Carrilho, Carlos Malta, James Galway e Jean-Pierre Rampal.
"Consegues sim. Eu sei que consegues."
Ando a fazer uma escolha nas minhas velhas partituras. Depois de anos a tocar flauta, passei para as guitarras, e nunca mais pus as mãos numa flauta transversal. Eram ( e são ainda ) caríssimas, e os meus pais não tinham dinheiro para me comprar uma, por isso o meu professor emprestava-me a dele. Não me consegui descolar do hábito de pegar numa partitura, ou numa folha com acordes rabiscados e tocar. Ainda hoje toco um bocadinho, todos os dias. Todos. Não porque queira compor, ou porque queira aprender mais, mas pela fé inabalável que ele depositava em mim.
Já andei a ver os preços. Vou finalmente comprar uma flauta transversal.
Já andei a ver os preços. Vou finalmente comprar uma flauta transversal.
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